Você sabia que a Sarna vem de Ácaro?

Sarna ou escabiose
Foto de Sarna nas axilas

Sarna ou escabiose
É uma doença altamente infecciosa que é transmitida pelo parasita Sarcoptes Scabie, causando uma doença chamada conhecida de escabiose no homem e de sarna sarcóptica nos animais.

É transmitida pelo contato direto entre as pessoas , pelas roupas ou por contatos íntimo ( não necessariamente sexual). Esse parasita se alimenta da proteina que constituiu a camada superficial da pele a queratina. A doença é bastante transmitida entre a mãe e o filho lactante.
O ácaro é capaz de perfurar e penetrar a pele em questão de minutos. Os sintomas são prurido (coceira) que piora a noite, lesões de pele causadas pela penetração do ácaro e pelas coçaduras, eritema (vermelhidão), pústulas (bolhas) escamas, hiperpigmentação. Às lesões, seguem-se infecções secundárias que podem ser bem mais graves, especialmente em pacientes portadores de HIV ou outras doenças imunológicas.
As partes mais comuns da infecção são nos dedos das mãos , que servem para levar a sarna a outros lugares do corpo como nádegas, cotovelos, axilas , coxas ,seios e órgãos genitais (mais comum nos homens) .
O tempo de incubação é cerca de 24 horas no caso de reinfestação do parasita. O tratamento tem que ser feito acompanhado de um médico, com escabicidas o paciente deverá banhar-se da base do nariz para baixo por período segundo a recomendação médica e com remédios via oral.

Para evitar a reinfestação todos devem ser tratados ao mesmo tempo. As roupas de cama, mesa e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente, assim como as roupas de uso pessoal.
Previna- se contra os ácaros e viva bem com sua família!